Atividades

Antiga Invasão da Rua Belo Horizonte, Jardim Acácia, hoje, "Conjunto Madre Blanche"
PROMOÇÃO COMUNITÁRIA

O Dispensário Santana com a sua atenção sempre voltada para as classes mais carentes, busca através da formação para o trabalho, o desenvolvimento pessoal, comunitário e familiar.
Vários cursos de orientação profissional são oferecidos à Comunidade, permitindo uma melhor qualificação para que todos enfrentem melhor o acesso ao mercado de trabalho.

Dentre os cursos oferecidos encontram-se os de corte e costura, manicure e pedicure, culinária, artesanato, pintura, datilografia, primeiros socorros, e muitos outros. Além desses cursos o Dispensário presta assistência material, mensalmente, a cerca de 300 famílias carentes da Comunidade.

Outra preocupação do Dispensário é com a moradia. Assim foi que Deus Providente se manifestou na invasão da Rua Bonfim, pois concedeu a graça de que, tendo à frente as Forças Vivas do Dispensário, fossem construídas 16 casas de alvenaria em substituição aos barracos ali existentes.

No decorrer dos anos de 1991 a 1994, também desenvolveu, com o auxílio de muitos, uma grande obra de recuperação da invasão existente na rua Belo Horizonte, no Jardim Acácia: foram construídas 154 casas e recuperadas muitas outras, melhorando, assim, a vida das pessoas carentes que moravam em barracos de tábuas e papelão, com esgoto a céu aberto.

Hoje, as casas de alvenaria, constituem-se no conjunto Madre Marie Blanche, o que Irmã Rosa chama de "a bênção do Deus Providente".


EDUCAÇÃO

Na área de educação o Dispensário Santana atende a crianças e adultos. A Creche Sorriso de Vovó Zêza, a Escola Irmã Rosa Aparecida e o Centro de Formação Padre Vigne contam com o trabalho de 27 professores, sendo 9 mantidos pela instituição e os demais mantidos pelo convênio com o Estado.
O número de alunos matriculados em 1998 chega a 805 alunos, entre as crianças da creche e os adultos da escola noturna.

É proposta do Dispensário Santana, através de ações voltadas para a educação, a formação do caráter, o desenvolvimento de atividades desportivas, a convivência social e a preservação dos direitos da criança e do adolescente. Com a parceria da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana, o Professor Antônio Lopes ajuda o Dispensário, com o projeto "Esporte Solidário", desenvolvendo atividades desportivas, juntamente com cinco professores.

O Dispensário também se preocupa com os valores sociais, éticos e morais, e para tanto mantém programas de suporte e de conscientização com diversos cursos.
"Projeto Esporte Solidário" Qualifica a
vida de mais de 450 adolescentes
Diante de todos esses trabalhos observa-se na Comunidade uma maior integração das crianças carentes no meio social, uma vez que elas participam das diversas atividades, que são fundamentais para que se realizem como seres humanos.
Tentar recuperar as crianças e adolescentes que foram marginalizados, com o incentivo, o estudo, o trabalho, propondo e dando os meios de sobrevivência, de acolhida e de amor, eis uma das maiores preocupações da Comunidade do Dispensário Santana.
O Dispensário desenvolve seu trabalho educativo visando conduzir crianças e adolescentes à grande esperança das realizações profissionais no futuro, e oferecendo, ainda, assistência contínua às famílias na formação dos seus filhos.

Com a execução desses programas, que visam o crescimento harmonioso da criança e do adolescente, e o acompanhamento às famílias, o Dispensário Santana desenvolve suas linhas prioritárias de evangelização, educação, lazer, saúde, formação e orientação para o trabalho.



Centro de Saúde médico-odontológico
POSTO MÉDICO ODONTOLÓGICO

No campo da saúde o Dispensário Santana presta grande serviço à comunidade com o Posto Médico-Odontológico.

Os serviços prestados no Posto são os seguintes:

Imunização - para prevenir as doenças;
Atendimento pré-natal;
Puericultura - cuidados médico-sociais para o melhor

desenvolvimento físico e moral das crianças, da gestação à puberdade;
Consulta médica;
Tratamento dentário.

Além de fazer o atendimento ambulatorial, o Posto vem servindo como campo de estágio para os cursos de Auxiliar e de Técnico em Enfermagem, de alunos das diversas escolas da cidade. Atualmente o Posto conta com 3 médicos, 4 dentistas, 2 enfermeiras e 3 atendentes.

No Posto foi também implantado o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) para gestantes e crianças. Os dados registrados em 1997 dão conta de que foram realizados 14.349 atendimentos, dentre consultas, procedimentos de odontologia e de enfermagem.


Desde a sua concepção, o Dispensário
volta-se ao amparo da velhice.
ACOLHIMENTO ÀS IDOSAS

Desde a sua con-cepção o Dispensário volta-se ao amparo à velhice, por isso que a primeira parte construída do Dispensário, em 1883, foi a casa de acolhimento com os leitos para os idosos.

Em regime de internato o Dispensário atende a 30 velhinhas, com acompanhamento integral às suas necessidades. Em regime de externato presta assistência espiritual e material a uma média de 65 idosos, semanalmente.

Com os idosos externos, o Grupo de Sustentação do Dispensário Santana desenvolve diversas atividades de lazer, terapia ocupacional, incluindo momentos de oração, e, na medida do possível, acompanha-os nas suas necessidades materiais. Periodicamente o Dispensário realiza comemorações, festas e bazares, que muito contribuem para o lazer e alegria dos idosos.


EVANGELIZAÇÃO

A Evangelização é a força motora da Comunidade que vai crescendo cada vez mais na fé, firmando-se na fraternidade e no serviço. O anúncio do Evangelho, sinalizado pela presença de Jesus-Eucaristia, apresenta seus pontos fortes na catequese de crianças e adolescentes, nos grupos de jovens, nos círculos bíblicos, e nos grupos de oração, com apoio na Fraternidade Eucarística Padre Vigne.

As forças vivas na evangelização da comunidade do Dispensário Santana são:

Lideranças Comunitárias
Movimentos e Pastorais
Corpo Docente
Conselho Comunitário
Fraternidade Eucarística
Catequistas


CENTRO DE FORMAÇÃO RELIGIOSA

O Dispensário Santana é também um centro de formação para jovens que aspiram ao ideal de vida religiosa da Congregação do Santíssimo Sacramento.

As vocacionadas participam da catequese, dos encontros comunitários e dos trabalhos desenvolvidos em todos os níveis, bem como exercitam, no dia-a-dia, a experiência do carisma Sacramentino, que é "Cruz e Eucaristia".